Disco da semana: Neon Night Riders – The Neon Album (2010)

Posted on Julho 12, 2010

0


Por Victor de Almeida

The Neon Album

Disco: The Neon Album
Artista:
Neon Night Riders
Gravadora:
Popfuzz Records

A Neon Night Riders é uma das boas revelações de Maceió. A banda, que surgiu silenciosa nas noites ociosas da capital alagoana mostra que existem novos ares na produção musical do Estado. Era difícil pensar, alguns anos atrás, que dois caras poderiam fazer tanto barulho usando guitarras e um computador.

A falta de instrumentistas é suprida pela tecnologia. Baixo, bateria e teclados são programados, seqüenciados e disparados ao vivo. Quem conhece sabe que a banda ao vivo ganha potência e vários decibéis a mais, mas quem nunca ouviu sempre pergunta: “Sério que essa banda é daqui?”. Mas o fato é que por trás de todos os delays e reverbs, existe um som originalmente alagoano, cantado em inglês, mas com sotaque nordestino.

Depois de lançarem digitalmente dois EPs – The Neon EP (2007) e Introductions for destroying yourself (2008) –, a dupla abre 2010 lançando The Neon Album, disco que compila o que de melhor foi feito nos dois primeiros trabalhos e apresenta músicas inéditas que dão novos rumos ao trabalho da Neon.

O disco foi gravado em São Paulo, em 2009, e mixado pela própria banda. Longe de parecer um debut,  chega como um disco de uma banda veterana para os padrões de Alagoas.

Das conhecidas do público estão no disco: See the Sky, New York is Calling, Ghost of Mine, Machines and Pilots e Escape. Mas como se não bastassem todos esses hits certeiros o disco traz as inéditas Hostile, Black Screen, South Travelling, além das surpresas Disguise e Panic.

Disguise traz o clima eletro dos anos ‘80 misturado com guitarras ora delicadas, ora distorcidas. O piano com delay remete a baladas eletrônicas, enquanto uma bateria programada soa urgente por traz de toda a massa sonora. Sem dúvida a mais bela do álbum.

Panic é um soco sonoro de cinco minutos de duração, no bom sentido, é claro. É uma das músicas mais agitadas de The Neon Album. A programação frenética e os synths aliados com o poder das guitarras dão uma atmosfera especial à faixa. Sem dúvida nenhuma é uma música que poderia tocar nas (quase) extintas raves de Maceió.

Hostile, Black Screen e South Travelling mostram outras facetas da banda. South Travelling, por exemplo, lembra temas de videogame. A música é quase que totalmente construída em cima de um sintetizador que lembra, e muito, temas de jogos de 8-bits.

Sem dúvida nenhuma, The Neon Album é uma das melhores coisas que vão acontecer em Alagoas em 2010. E, muito provavelmente, deve reverberar muito pelo Brasil a fora. Ready? GO!

http://www.youtube.com/v/-d3JBXqEX7U&hl=pt_BR&fs=1

Baixe o disco: www.myspace.com/nnrbr

Posted in: disco da semana